Gem Featherweight Safety Razor

Olá pessoal do blog barbeando.

Irei comentar sobre as minhas impressões sobre essa máquina vintage. Adquiri essa máquina em um leilão no eBay que por sinal estava muito bem conservada, comprei as lâminas(GEM Blue Star Single Edge) na Maggards. Seu cabo creio que seja de bakelite e o cabeçal de latão, este modelo chama-se: GEM Featherweight. Como o próprio modelo diz, é uma máquina leve, precisei colocar um pouco de pressão na escanhoada. Mas isso não atrapalhou em nada. É uma barbeador suave e eficiente. Com três passadas chega-se a um barbear confortável e bem rente. A GEM G-Bar é a verão com mais peso. O que fez interessar-me por essa máquina, foram pelas indicações dos colegas aqui do blog, o Roberto Bisognini e o Cegadede me recomendaram, dizendo que eu iria gostar e realmente gostei. As máquinas GEM são famosas nas comunidades wetshaving.

A troca da lâmina é simples, como nas máquinas de três peças. O que deixa a lâmina bem fixa são as extremidades da sua barra de segurança, que são um pouco elevadas, e seu top cap, que pressiona bem a lâmina.

As lâminas GEM Blue Star Single Edge são lâminas de aço revestida de carbono, devem ser bem secas para evitar ferrugem. São muito afiadas e confortáveis. Tentei tirar o máximo dessa lâmina que foram cinco barbas, quatro usos com conforto e no quinto uso já senti puxar o pelo.

gem-blue-star-super-single-edge-razor-blades-10-pak

Para o pessoal que gosta de máquinas vintage, vale a pena experimentar; gosto muito de usar no dia a dia. Recomendo para quem está procurando uma single edge suave. Tenho uma Muhle R89 que é conhecida por sua suavidade, porém achei a GEM suave e mais eficiente.

Um pouco da historia da GEM  Safety Razor

Antes do Safety Razor GEM havia a Star Razor. A Star Razor foi introduzida em 1875 pelos irmãos Kampfe. Os irmãos Kampfe eram fabricantes de talheres que começaram a fabricar o aparelho Star Razor em 1875 em uma loja em New York.

Era um de seus funcionários, no entanto, que passou a patentear a GEM Safety Razor. Jerry Reichard, que trabalhou para os irmão Kampfe, e abriu sua empresa a GEM Safety Razor em 1898. A GEM Safety Razor, rapidamente tornou-se um dos mais famosos barbeadores do mundo, naquela época e ainda são famosos nas comunidades wetshaving.

Em 1900, devido ao aumento da pressão e da concorrência, A GEM Safety Razor Company mudou seu nome para The American Safety Razor Company. Em 1903, o fundador Jerry Reichard, deixou a GEM Safety Razor Company para formar uma nova empresa chamada The Yankee Company. Estas duas empresas, juntamente com Star Razor, acabariam por se fundir em 1906 e formaram a Personna American Safety Razor Company. Hoje, esta empresa é conhecida como a American Safety Razor Company.

A American Safety Razor Company produz as lâminas Treet, Personna, PAL e GEM.

  Clique no link e receba nossas atualizações
Subscribe to BarbeandoCast by Email

Autor: gabriellmelo10

Fã do barbear tradicional!

4 comentários em “Gem Featherweight Safety Razor”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s