Lâminas Single Edge (borda única)

Um pouco da história das antigas lâminas Single Edge e as atuais também.

Meu caros seguidores e seguidoras que acompanham o blog,  hoje vou tentar neste post esclarecer algumas dúvidas em relação às laminas “SE” abreviação que usamos muito para Single Edge Blades, lâminas de uma única borda ou extremidade.

Quem veio primeiro as Single ou as Double Edge?

De uns tempos para cá se tornou comum lermos sobre barbeadores SE ou laminas SE, tudo por que alguns senhores se juntaram e construíram novos barbeadores que usam essas laminas que cortam de um lado só, causando uma revolução no barbear tradicional, sim por que essas laminas são muito confortáveis e tem uma vida útil muito maior do que as famosas “Gilletles” ou “DE” Double Edge, as laminas que encontramos em qualquer bazar.

photo_2017-07-07_12-27-22
Acima uma Gem abaixo a moderna Feather Artist Club

Para muitos isso soa como novidade, mas não é, isso mesmo, as laminas de única extremidade foram as primeiras a serem criadas! A primeira patente registrada de um barbeador foi em 1878 nos EUA, posteriormente vieram a Ever-Ready, Gem Slim Company com seus modelos “Gem”, todos usando lâminas que cortam de um único lado. Esses barbeadores não são mais construídos, mas existem muitos a venda a bons preços e suas lâminas ainda são fabricadas.

razor234-gem1912-1914-vg
GEM
Razor508-EverReady1912-1927-Ex
Valet
photo_2017-07-07_12-27-17
Lâmina para barbeadores GEM

Posterior a esses barbeadores surgiu um barbeador que se tornou muito popular também nos EUA, as Injector, patenteados e desenvolvidos pela Schick Razors, esses barbeadores usam lâminas mais estreitas e armazenadas em um dispositivo injetor, que insere a lâmina diretamente no barbeador sem o contato manual, esta foi a primeira lamina a se afastar dos formatos quadrados usados pelos barbeadores antecessores.

SONY DSCschick_injector_1

É neste ponto que quero fazer uma observação, esse aparelho Shick Injector foi o responsável pela volta dos barbeadores Single Edge, mas como?

Há um famoso fabricante japonês de laminas singles edge, a Feather, que passou a fabricar um novo tipo de lâmina, parecidas com as injector mas muito melhores, para serem utilizados em seus navalhetes, uma linha que se chama Feather Artist Club (vou falar detalhadamente sobre elas mais adiante).

image5
Acima uma lâmina Feather Artist Club e abaixo sua antecessora a Injector, fonte http://sharpologist.com

Uma ideia brilhante!

Em algum momento de 2009, alguém, não se sabe ao certo quem, em vista do declínio   da disponibilidade das laminas injector, improvisou e usou uma lamina Feather Artist Club em um barbeador Shick Injector, constatando que essa lâmina proporcionava um barbear muito bom, rente, confortável, e a lâmina possui uma ótima longevidade,  divulgou esse “achado”, neste momento entra em cena uma empresa a Classic Shaving juntamente com a Galco fabricantes de coldres para armas de fogo, desenvolveram o primeiro barbeador que utilizava essas laminas Feather Artist Club, o famoso Cobra Classic que foi um grande sucesso.

cs-sr-1d

Em 2014 apareceu um concorrente a Mongoose, e na mesma época foi lançada King Cobra (há um tópico sobre ela aqui no blog) todos muito caros mas mesmo assim emplacando grande sucesso, mais recentemente a Above The Tie  também desenvolveu novos e caros barbeadores SE, no entanto a Italiana Razorock lançou uma série Hawk de barbeadores estabelecendo um marco, barbeadores SE mais acessíveis, a própria Mongoose já havia lançado a Alumigoose(rara) e a Above the Tie também lançou sua SE de alumínio, juntamente Colonial Razors, com preços razoáveis, aproveitando o embalo do sucesso dessas lâminas,  foi lançado um novo barbeador que usa as lâminas Shick Injector, The Single Edge Razor , e barbeadores que usa lâminas GEM ( essas lâminas voltaram a ter alta disponibilidade) em fim, hoje temos a nossa disposição uma gama maior de barbeadores SE, e lâminas também, podemos dizer que é uma tendencia crescente, mas ainda sim estes correspondem a uma pequena faixa do mercado de barbeadores, tanto os preços dos barbeadores como das lâminas afasta muita gente, mas isso até você usar um desses barbeadores, a probabilidade de você mudar de ideia é bem grande!

 

Um barbeador exclusivo.

One Blade esse é o nome de um barbeador que promete ser revolucionário e em consequência do seu alto preço, exclusivo, não é qualquer um que esta disponível a investir a bagatela de 400,00$ Dólares num barbeador, com frete e IOF chega nos impressionantes 1500,00 Reais.

oneblade_razor_set_stainless_steel_2000x

Tem muita tecnologia envolvida nesse barbeador, possui cabeça móvel e utiliza uma lâmina Single Edge bem atípica também, Feather FHS, cara e com uma média de usos muito baixa, 3 barbeares em média com cada lâmina, mas com a promessa de um barbear fantástico.

wp86754608_05_06
Fonte: http://connaughtshaving.com/fhs5.html

Bom falamos um pouco sobre os barbeadores, agora eu vamos detalhar mais sobre as lâminas SE que tem se tornado as queridinhas dos Wet Shavers.

As Single Edges modernas.

Feather Artist Club – são originalmente desenvolvidas para navalhetes da mesma marca, são 5 modelos, no encarte abaixo não aparece um lançamento recente a SoftGuard por isso adicionei 2 imagens diferentes.

Capturar

 

Todas as lâminas possuem 50mm de comprimento, mas nem todas tem a mesma largura e espessura proporcionando a cada uma delas uma característica diferente, a mais larga é a Professional Super(caixa bege) com 8,2mm e 0,31mm de espessura, é a mais agressiva, a Professional (caixa preta) tem exatos 8,0 mm de largura e 0,254mm de espessura, essa lâmina é muito confortável e eficiente, a Proguard era até então o xodó da Feather, uma lâmina que possui alta tecnologia em sua construção, prometendo ser suave, efetiva e com grande longevidade, possui 8,0mm de largura e é a mais grossa do quadro acima com 0,35mm de espessura, a Light Blade não serve nos babeadores SE convencionais por causa da sua furação, serve apenas na Rocnel SE50  é a mmais estreita com 7,4mm de largura com 0,254mm de espessura, como o nome já diz é a mais suave delas.

e98f4594c23a851667b8c131bcd21618_original

 

Recentemente a Feather lançou mais um modelo a SoftGaurd com mais tecnologia envolvida em sua construção, prometendo ser a mais indicada para peles sensíveis e para mulheres, promete ser a mais durável e mais confortável de todas, porém é  mais cara também, e por ser nova no mercado, ainda não encontrei relatos de wet shavers a respeito de suas qualidades, abaixo temos uma imagem impressionante do fio desta lâmina comparando com a ProGuard que também tem um fio especial, por essas imagens temos um ideia de como deve ser trabalhoso construir essas lâminas e por isso são caras.

Pro Guard Blade Design
ProGuard
photo_2017-07-07_12-55-38
SoftGuard

Mas a Feather não esta sozinha no mercado de SE top de linha, outra empresa japonesa a Kai , fabrica lâminas, navalhetes utensílios para medicina em geral, suas lâminas brigam de igual para igual com as Feather, são muito bem conceituadas e também usam processos ultra modernos para confecção de quatro tipos diferentes de lâminas.

kai

Captain Titan Mild como o nome ja diz é uma lamina suave, a imagem mostra as camadas de polimeros que ela recebe, a Kai não disponibiliza tanta informação como a Featherm, mas são muito parecidas, seu dispenser vem com 22 laminas!

 

kai2

Capitan Blade modelo de entrada e mais simples e também a mais barata.

kai3

KAI Captain Titan Mild PROTOUCH MG, concorrente direta da ProGuard

 

kai4

Capitan Sharpblade a mais agressiva das 4

mjfmgch
Fonte: http://brzytwa.org/forum/index.php?topic=10320.0

Eis uma imagem onde podemos ver acima a Feather PROGUARD, e a KAI Captain Titan Mild PROTOUCH MG concorrentes diretas no mercado.

Para finalizar

Vou deixar aqui a minha opinião pessoal sobre as lâminas SE, eu tenho usado bastante a ProGuard da Feather e tenho conseguido os melhores barbeares da minha vida, isso aconteceu com muitos wet shavers, em determinado momento muitos começaram a despegar de todos os seu barbeadores para ficar exclusivamente com os SE, eu particularmente não acho que esse seja o caminho, consigo barbeares excelentes com lâminas DE, jamais vou deixar de usa-las, mas também não critico quem opta por usar somente SEs sejam Feather ou sejam as Kai, são lâminas que estão em outro patamar de desenvolvimento,  e consequentemente proporcionam resultados incríveis, mas a velha máxima continua de pé, cada barba uma sentença, há relatos de quem não tenha se adaptado.

Relutei por muito tempo a testar esse tipo de lâmina, eu dizia a mim mesmo que não iria ficar refém de laminas e barbeadores que não existem no Brasil, eu também gosto de ter vários tipos de laminas com diferentes qualidades, mas em fim, um dia chegou a hora do teste, por insistência de um dos colaboradores do blog @albmeiragmailcom, e hoje são inegavelmente minhas preferidas, e importar não é mais um bicho de 7 cabeças cliquei aqui e leia um tópico sobre este assunto, essa desculpa da disponibilidade das lâminas não é desculpa.

Meu conselho é, teste, A Razorock possui barbeadores “acessíveis” por 25,00$ + 21,00$ em 20 lâminas, com frete você irá gastar em torno de 150,00 a 200,00 reais, ainda assim eu sei que pra muitos esse valor é alto, mas é o preço de se conhecer algo novo que pode vir a lhe agradar imensamente.

O post tem tudo sobre as SEs? Claro que não exitem outros barbeadores precursores e lâminas também, mas creio que ja seja suficiente para todos terem uma melhor ideia do assunto e assim o post não fica maior do que já esta!

Os amigos que tiverem dúvidas ou precisarem de mais dicas fiquem a vontade para perguntar tanto eu como a equipe do blog fará o possível para ajudar a todos.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Safety_razor

http://sharpologist.com/2015/11/single-edge-razors.html

https://www.classicshaving.com/

http://www.galcogunleather.com/

http://brzytwa.org/forum/index.php?topic=10320.0

https://www.kai-group.com/global/en/

http://www.feather.co.jp/bh_Products/professional.html

  Clique no link e receba nossas atualizações
Subscribe to BarbeandoCast by Email

3 comentários em “Lâminas Single Edge (borda única)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s