Algumas maneiras criativas de tratar a irritação pós barba

Algumas maneiras criativas de tratar o “razor burn” em bom português a irritação pós barba.

Este post é baseado num post do confrade Matic59 do blog http://sharpologist.com, não é uma tradução fiel, é baseado no tópico dele adaptado para nossa realidade.
Todos nós já tivemos uma irritação pos barbe e todos nós odiamos isso, as vezes causada por excesso de pressão no barbeador, as vezes por acharmo que aquela lâmina renderia mais um barbear ou simplesmente por nossa pele ser muito sensível e aquela combinação de barbeador, produtos e técnica naquele dia não renderem um bom barbear, mas isso ainda pode ser tratado, seja com um bom balm, ou algum bom hidratante facial, mas se mesmo assim esses produtos que conhecemos não deram certo pra você, aqui vão algumas dicas para ajuda-lo a previnir ou pelo menor diminuir a incidencia desse problema.

PREVENÇÃO

Adapte-se ao seu ambiente
Umidade e temperatura afetam a pele deixando-a mais oleosa ou mais seca isso afeta diretamente na sensibilidade, então pense em mudar sua rotina dependendo das estações do ano, mais quentes e mais frias.
Por exemplo, se sua pele é seca no inverno procure usar balms mais hidratantes, se você se barbeia pela manha, capriche mais, pois você ira sair e receber um vento gelado.

Conheça o seu tipo de pele

Isso pode soar um pouco estranho para os mais machistas, mas isso será útil a você a longo prazo por várias razões, existem 4 tipos de pele, normal, seca, oleosa e a mista, e mais comum, é quando temos áreas oleosas como no nariz e no seu entorno, a área T. conhecer sua pele é tão importante como conhecer o sentido de crescimento dos pelos, isso vai lhe ajudar na sua técnica e na escolha dos produtos ideais pra você

Dê um tempo

Por melhor que tenha sido o barbear estamos passando na pele um pedaço de aço afiado, e consequentemente estamos agredindo nossa pele, numa rotina diária isso pode levar cedo ou tarde a uma irritação, se o seu trabalho permite, ou nas suas folgas, dê um tempo a sua pele, 1 ou dois dias, sua pele irá agradecer depois.

Esfoliar a pele.

Bem este não é uma novidade, creio que todos já sabem da importancia de lavar bem o rosto e se possível fazer uma esfoliação para retirada de pele morta que por sinal pode estar contaminada com alguma bacteria, e esta poderá se alojar no foliculo e causar problemas.
A variedade de esfoliantes é enorme, é ai que entra novamente a importancia em conhecer sua pele para adquirir o produto ideal.

Faça testes

Experimentação é a alma da criatividade. hora de barbear é sua hora, então faça o melhor e encontre o que realmente funciona para você. Se você está entediado com sua rotina atual, mude de um creme de barbear para um sabão de barbear, talvez, ou você poderia até mesmo mudar tudo. Se a sua rotina existente parar de funcionar e as irritações estiverem de volta, experimente algo novo. Sua pele muda com a idade, também, então preste atenção.

Tratamento

Não é somente a lamina que causa irritação, algumas vezes isso pode se causado por bactérias, por isso é muito importante manter a pele limpa, em casos persistentes recomendo que você procure um dermatologista, que lhe indicará um tratamento para limpar de forma eficiente sua pele.

Hora do chá

Você sabia que o ácido tânico presente nas ervas de chá são ajudam a reduzir inflamação? A dica é, depois se usar o saquinho que chá, espere esfriar e aplique na pele, o resultado pode te surpreender.

Vamos a farmácia

Nem todas as irritações são  iguais, se você estiver raspando um pouco com muito entusiasmo, ou você mudou de barba seca para molhada ou vice-versa, você pode encontrar-se com um caso mais teimoso de irritação. Remédios naturais podem funcionar para alguns, mas outros vão precisar de um pouco de ajuda extra. Se sua irritação simplesmente não desaparece, procure produtos contendo ácido salicílico ou glicólico; Estes são especificamente concebidos para reduzir a inflamação, por isso eles devem cuidar de sua irritação com facilidade.

Tente aspirina

Você pode combinar aspirina tanto com produtos naturais quanto com os de farmácia, esmague 1 ou dois comprimidos com um pouco de água ate formar uma pasta, combine com o produto preferido, aguarde secar e remova com água quente, essa dica pode levar algumas aplicações para dar certo.

 Clique no link e receba nossas atualizações
Subscribe to BarbeandoCast by Email

2 comentários em “Algumas maneiras criativas de tratar a irritação pós barba”

  1. Esfoliação, chá, aspirina… É fácil achar que é trabalho demais “apenas” para fazer a barba, mas quando se percebe o resultado, algo chato pode até se tornar um hobby. Excelente tópico Roberto.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s