Receita de sabão de barbear utilizando processo frio.

 

Quando você entrar num outro estágio do seu Hobby, vai verificar a quantidade enorme de artesões fazendo sabões de barbear (principalmente nos EUA) aqui no Brasil temos a Ingá Saboaria e a Imperial Grooming fazendo ótimos sabões, mas e quanto a você? Sim você pode fazer seu próprio sabão, não vou dizer que isso é “brincadeira de criança” vai exigir algumas pesquisas, mas nada que boas leituras e alguns testes não resolvam, e neste tópico eu vou colocar uma tradução feia por mim de um tópico que ensina a fazer um sabão utilizando processo frio, e em seguida um vídeo do Uncle Jon artesão americano com o mesmo processo, assim você entenderá exatamente o que quero dizer, não é difícil mas vai exigir alguma dedicação.

Cold Process Shaving Soap Recipe

Receita de sabão de barbear utilizando processo frio.

 

Aviso – uma vez que você experimentar um verdadeiro sabão de barbear feito por você, nunca mais você vai querer usar novamente um produto comercial.

Esta receita você pode adaptar e modificar para atender suas preferencias usando óleos ao seu gosto, não é muito diferente de uma receita de sabão convencional Cold Process regular, embora tenha sido ajustada para dar as qualidades necessárias a um sabão de barbear. Como Michael Ham recomenda em seu livro “Leisureguy’s Guide to Gourmet Shaving”, um sabão de barbear deve ser:

Muito espumante;

Cheiroso;

Lubrificante;

Protetor;

Duradouro;

Esta receite foi formulada para ter todas essas qualidades

  • 30% Óleo de Coco – espuma rica em bolhas
  • 30% Óleo de Palma- estável, cremosa, massa dura (pode ser substituído por tallow)
  • 10% Oleo de rícino – para cremosidade
  • 15% Oleo de girasol – para condicionamento
  • 10% Óleo de oliva – para condicionamento
  • 5% Manteiga de cacau – para condicionamento

Para fazer quase 1,3kg neste lote de sabão, você vai precisar de:

  • 6 oz. Óleo de coco
  • 6 oz. Óleo de palma
  • 2 oz. Óleo de rícino
  • 8 oz. Óleo de girassol
  • 2 oz. Óleo de oliva
  • 6 oz. Manteiga de Cacau
  • 6 oz. Soda caustica (cerca de 5% desconto)
  • 2 oz. Água
  • 2 Colheres de chá de Argila de betonita
  • 1 to 1.4 oz. of fragrance or essential oil

 

A argila ajuda o sabão a ter um deslize extra, e também funciona para limpar a pele. (pense numa máscara de lama). A adição de rícino ajuda a obter uma espuma espessa e cremosa, tudo o que você precisa agora é pegar seu pincel de barbear.

Nota: se você quiser usar uma base “melt and pour” ( método derretendo o sabão) para fabricar seu sabão, você pode, mas seus resultados vão variar dependendo da base do sabão que você vai usar. Verifique minha receita de sabão de barbear Melt and Pour.

Para modificar e criar sua própria receita é só utilizar a base desta receita e ajustar os ingredientes de modo que você pode adicionar óleos que tornem a espuma mais duradoura e espumante, mas não exagere no óleo de oliva. Óleos animais como Tallow funcionam muito bem em sabões de barbear, proporcionam espumas estáveis e de longa duração. Utilize uma combinação de óleos líquidos como o de girassol, canola dentre outros.

Utilizar vários óleos contribui para a complexidade da espuma.

Adicione cerca de duas colheres de chá de betonita ou outra argila para cada quilo de sabão, eu prefiro betonita, entretanto você pode usar Kaolin, rhassoul ou Fuller’s Earth (terra de fuller). (Sugiro você pesquisar por argilas brasileiras) ¹. Adicione óleos essenciais apropriados para peles sensíveis, lembre-se de que você vai estar se barbeando com esse sabão!

Faça o sabão utilizando o processo Cold Process já bem conhecido, (se você desconhece esse processo sugiro que pesquise bastante antes)². Você pode adicionar argila sempre que quiser na receita, algumas pessoas adicionam água com soda caustica as suas receitas, outras adicionam aos óleos quando eles estão derretidos. Você também pode pegar metade de um copo ou mais de seus óleos derretidos, coloque num recipiente com medidas, e adicione sua soda aos óleos derretidos, então adicione essa mistura aos poucos até que você consiga a consistência desejada, todos os métodos funcionam bem.

Eu gosto de colocar o sabão direto na caneca, outra opção é utilizar um recipiente de PVC com a extremidade removível, com isso você terá um disco de sabão para ser colocado no fundo da caneca. Deixe o sabão curar normalmente e quando estiver pronto, aproveite um maravilhoso sabão “vinatge”.

Fonte: https://www.thespruce.com/shaving-soap-recipe-517138

*1, 2 Nota do tradutor.

 Clique no link e receba nossas atualizações
Subscribe to BarbeandoCast by Email

8 comentários em “Receita de sabão de barbear utilizando processo frio.”

  1. Excelente post, é muito interessante conhecer o processo como são feitos. Acho importante nós que gostamos desde hobby, entender os componentes do sabão, como por exemplo o Tallow, quando batemos o olho nos ingredientes e vemos este componente, sabemos que vai ter uma espuma ótima.

    Parabéns pela tema abordado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s