Importar ou não importar eis a questão?!

Tento neste post tirar sua dúvida sobre esse assunto!

Essa é uma dúvida partilhada por muitas pessoas, vale a pena se arriscar e comprar de fora? Vale a pena importar? Para responder essas perguntas antes de mais nada é necessário ter ciência de alguns fatos, para daí então se questionar e responder, sim ou não.

A quantidade de produtos ofertada ao redor do mundo é inacreditavelmente fantástica, os preços são melhores ainda, nossos olhos brilham, o dedo do mouse começa a tremer, o cérebro vira uma calculadora financeira projetando o valor do dólar, euro e outras moedas em reais, mas de repente você para tudo e se pergunta, é seguro? Isso será entregue? Vale a pena?

Essas questões são as mais simples de responder, sim em geral é muito seguro, mas como não existe nada 100% seguro no nosso mundo, recomendo que antes você faça uma pesquisa rápida sobre a loja ou repare se o vendedor é bem qualificado no Ebay pro exemplo, e sim, seu produto será entregue, pode demorar, mas chegará as suas mãos, e na maioria das circunstancias vale muito apena.

Onde está o problema então? No nosso governo, impôs medidas de “protecionismo” do mercado interno (balela eu  pelo menos  importo coisas que não existem aqui) e evitar evasão de divisas, dinheiro que sai do país, a medida que mais nos afeta é o imposto sobre importação de produtos, tudo acima de 50,00 dólares de pessoa física para pessoa física pode ser taxado em 60% + taxa de 12,00 reais dos correios, se for de uma loja lá fora piorou, qualquer valor será taxado, como se não bastasse isso, ainda temos um outro ponto a ser considerado, nossos Correios, uma empresa privada que não paga impostos e está praticamente falida, então sua encomenda pode ser entregue rapidamente, entre uma semana a 15 dias, como pode ficar largada nos galpões deles por 3 ou 4 meses.

Então agora podemos voltar aqueles perguntas do início do texto que você deve fazer a si mesmo antes de apertar o botão esquerdo do mouse.

  1. Esse produto existe no Brasil ? Avalie isso, se o produto existir aqui, mesmo que seja mais caro, pode valer a pena comprar aqui, lembre-se ponha na conta uma provável taxa e o tempo de demora.
  2. Preciso realmente desse produto? Você vai usar mesmo isso ??? ou vai ser mais uma bugiganga largada por ai?
  3. Se você decidiu comprar então você tem o dinheiro de uma provável taxa? Nunca se esqueça, se você for taxado, vai ter que desembolsar mais dinheiro para ter seu produto

Se mediante essas questões você decidiu importar então vamos a algumas dicas

  1. Evite lojas e use mais o Ebay, isso diminui a probabilidade da taxação
  2. Evite eletrônicos como celulares, câmeras fotográficas etc isso é muito visado!
  3. Evite compras muito grandes, caixas grandes chamam a atenção dos fiscais
  4. No Ebay verifique a reputação do vendedor, lá fora também tem picaretas.

E no caso do Wet Shaving do nosso Hobby propriamente dito? Eu tenho importado produtos que não existem aqui, e quando aparecem, são muito caros, valendo a pena mesmo com taxas, e ultimamente a receita federal tem me surpreendido, devo ter feito mais de 10 compras, algumas caras, e apenas uma foi taxada.

Pedir para o vendedor declarar valor baixo também pode ajudar, porem ele pode ser negar a fazer isso, principalmente se for uma loja, e as vezes isso não funciona, se sua encomenda cair no pente fino, eles vão taxar do mesmo jeito.

No nosso caso do Wet Shaving, aqui no Brasil temos pouquíssima disponibilidade de produtos, temos alguns poucos artesões com bons produtos, mas é obvio vamos querer testar o famosos cremes ingleses, sabões artesanais americanos, a fantástica gama de produtos italianos e por ai vai, sem contar os pinceis os barbeadores, em fim, é obvio que vamos precisar importar e eu recomendo muito, façam sem medo.

Vou colocar aqui um exemplo para ilustrar e simular uma compra de um ítem de barbear, eu vou ecolher uma loção pós barba, eu adoro loções e aqui no Brasil temos poucas, vou comparar com a mais conhecida, Bozzano

Na presente data um frasco de Bozzano de 100ml esta custando em torno de 20,00 reias

E eu quero comprar uma loção espanhola muito conhecisa no meio, Floid a qual eu fiz um post e você pode conferir aqui e vou fazer pela loja http://www.giftsandcare.com/es/  com frete o valor total é de 22,65 Euros que na cotação de hoje sairá por 75,00 um frasco de 400 ml !!!

Então cada 100ml de Floid sairá por incríveis 18,00 reais.

Mas e se for taxada?

75,00 x 60% + 12,00 (correios) 132,00 por 400ml

Se taxada cada 100ml custara em torno de 33,00 por uma loção FANTASTICA que não existe no Brasil

Bozzano + – 20,00

Floid  sem taxas 18,00

Floid com taxas 33,00

Posso dizer com segurança que neste exemplo vale muito a pena mesmo que seja taxada.

Deixe sua dúvida ou seu comentário abaixo, farei o possível para lhe ajudar.

 Clique no link e receba nossas atualizações
Subscribe to BarbeandoCast by Email

7 comentários em “Importar ou não importar eis a questão?!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s