Safety Razor Merkur Progress

A Merkur Progress tem um design clássico assim como a maioria dos aparelhos de barbear ditos “antigos”, as safety razors. Esta excelente máquina está na seção das ajustáveis, ou seja, a exposição da lâmina é variável.

banner

Fundada em 1906 pelo Sr. Dorp e Sr. Voos na pequena cidade de Solingen, a empresa DOVO era uma simples fábrica de máquinas de barbear. Nos anos 30 a fábrica acompanhou o crescimento da cidade e expandiu os seus negócios pela Europa e, após a Segunda Gerra Mundial, a DOVO buscou agregar mais valor ao seu negócio adquirindo empresas de produtos de barbear, entre elas estava um dos seus principais fornecedores fundado em 1896 por Emil Hermes: a Merkur. Curiosidade: a imagem da Merkur, o perfil com um capacete alado, faz referência ao deus grego Hermes (em homenagem ao fundador Emil Hermes), ou Mercúrio na mitologia romana, que era o mensageiro dos deuses.

Atualmente a Merkur possui uma boa variedade de safety razor, a conhecida e preferida de muitos 34c, o conceito slant através da 37c e 39c, as ajustáveis representados pela Futur e Progress entre outras.

3
Merkur Progress (cabo longo)

A Merkur Progress, foco deste post, tem um design mais clássico se comparada à Futur, é encontrada atualmente em dois tamanhos: uma com 88 mm e outra com 105 mm, sendo essa diferença o tamanho do cabo. Composta de duas peças a Progress apresenta 5 níveis de ajustes regulados por uma peça plástica amarela localizada na extremidade inferior do cabo, girando-a é possível elevar ou abaixar a tampa de forma que a lâmina fique mais ou menos exposta, isso lhe entrega uma máquina suave com menos exposição da lâmina e também uma mais agressiva com mais exposição da lâmina, apenas trabalhando com a sua regulagem.

duas_progress
Comparativo entre  as Merkur Progress cabo longo e cabo curto

Iniciei no barbear clássico com uma Muhle R89, reconhecida por sua suavidade, com poucos meses de uso buscava uma safety razor um pouco mais agressiva, com uma exposição um pouco maior da lâmina pois sentia que conseguiria um barbear um pouco mais eficiente além, claro, da curiosidade de experimentar outros aparelhos. Em algumas semanas estava eu com uma Progress de cabo curto, máquina perfeita, excelente acabamento, robusta, equilibrada e que me dava barbeares surpreendentes. Me adaptei bem ao seu cabo, considerado por alguns como um cabo liso e sem aderência, pra mim correu sem problemas para suportar as suas 94 gramas. Gostei tanto da máquina que em mais algumas semanas lá estava eu com Progress de cabo longo, com um cabo um pouco maior e levemente mais pesada (101 gramas), esta foi tão satisfatória quando a anterior.

O barbear com a Progress é muito confortável, pensei que teria problemas para me adaptar à uma safety razor com ajuste mais agressivo já que a minha experiência vinha de uma máquina suave (Muhle R89), mas por ser uma máquina muito versátil, ela trabalha bem com uma grande variedade de lâminas e tudo foi na mais perfeita ordem.

Vendi a Progress de cabo curto a alguns dias, pois comprei a de cabo longo para ficar apenas com esta, mas confesso que com as duas em mãos hesitei várias vezes em me desfazer de qualquer uma delas. Alguém perguntaria: mas elas não são iguais? Praticamente sim, mas eu não saberia informar com clareza o que me fazia querer ficar com as duas. Enfim, venci o próprio egoismo e repassei a primeira à um grande confrade do blog.

Me desfazer hoje da Merkur Progress de cabo longo? Talvez, quem sabe para comprar a de cabo curto novamente. 😉

Referencias
merkur-razors.com

 Clique no link e receba nossas atualizações
Subscribe to BarbeandoCast by Email

7 comentários em “Safety Razor Merkur Progress”

  1. Ótimo post, detalhou com muita clareza. Tenho uma com cabo curto, sempre quando a utilizo, ela me dá um barbear muito bom e rente, gosto de usar no nível 3. Ela é a melhor das que possuo atualmente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s